domingo, 12 de outubro de 2008

crença

Se deus existe
ou não existe
fica por conta
da ignorância
de cada um.

[j. guedes]

7 comentários:

Anônimo disse...

O Senhorzinho ainda duvida que Deus existe?

binhobrill disse...

deus é cada um.

Anônimo disse...

Deus é quem você quer que seja. Que ELE me perdôe o sacrilégio!

Anônimo disse...

Sendo Deus a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo que existe, a base sobre que repousa o edifício da criação, é também o ponto que importa consideremos antes de tudo.

[A Gênese]

joao p. guedes disse...

Querida Spag,

Entender deus como um "princípio de todas as coisas", em alguma medida, nos levaria a concluir que deus possa ser um "momento", que também os filósofos chamam de cosmogonia. E essa idéia de origem do cosmos não seria um "pré-conceito" racional? Ou seja, não seria mais um produto de nosso padrão de raciocínio preestabelecido pela convenção do método cognitivo, que se faz muito preocupado com pressupostos para "doar" sentido à sua própria e incansável atividade de querer fechar o mundo em postulados para satisfazer a impressão de que o desconhecidamente longínquo tem a natural passividade de se incorporar ao cabedal de nossas "certezas"? E antes da origem do cosmos haveria um pré-deus?

Perguntas que me devolvem a ignorância plena.

Atenciosamente.
J.P.G.

Anônimo disse...

Querido Guedes,

Aceito o fato de que possa cair, tais anteriores explicações, no conceito que Deus possa ser um "momento"...pois realmente seria sim uma bela ignorância, pois Deus é Eterno, isto é, não teve começo e não terá fim. Se tivesse tido princípio, houvera saído do nada, mas sendo o nada coisa alguma, coisa nenhuma pode produzir. Ou teria sido criado por outro ser antterior e, nesse caso, este ser é que seria Deus.
Mas o que mais importa é que na nossa limitação de pensar e agir, não nos é dado sondar a natureza íntima de Deus, para compreênde-lo e dá-lo um sentido próprio deveriamos já estar em uma elevação muito maior que podemos supor.
E finalizando, realmente Deus não está mesmo preocupado com nossa opiniãozinha.
Mas devo dizer que quero morrer na ignorância total, se assim o for, a dizer que Deus não existe.

Atenciosamente,

Spagnol

[amo-te]

Anônimo disse...

Sinceramente, você precisa estudar... Spag. A curiosidade é a maior virtude do ser humano!